quinta-feira, 22 de agosto de 2013

E quando não se tem esperança?

Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! E não salvarás? Habacuque 1:2

Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos,ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação. O Senhor Soberano é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; ele me habilita a andar em lugares altos. Para o mestre de música. Para os meus instrumentos de cordas. Habacuque 3:17-19

A oração do profeta Habacuque é uma das formas mais bonitas de o homem mostrar sua fidelidade a Deus em tempo de aflição quando não se tem esperança. Às vezes penso que ele estava angustiado, pois quando escreveu essa canção o seu povo estava sendo devastado na época em que o Império Assírio caíra exatamente como Naum havia profetizado, o Egito e a Babilônia disputavam então a posição de liderança travando assim uma batalha de Carquemis, na qual Josias foi morto, os babilônios foram os vencedores, e os grandes reinos babilônico e caldeu foram unidos por Nabucodonosor.
Habacuque, um homem com um zelo fervoroso pela honra de Deus, viveu uma profunda crise espiritual devido a aparente indiferença de Deus sobre as terríveis condições espirituais de seu povo; o profeta ora a Deus e questiona até quando o Senhor iria deixar de ouvir sua oração.

Discute-se aqui o problema da prosperidade do ímpio. Parece conter uma queixa contra 

Deus por destruir sua nação por causa de seus muitos pecados, mas para isso usando um povo ainda pior do que ela. Porque Deus fica silencioso em tempos de tribulação? É uma das perguntas do profeta ao Senhor.

Mas Após uma oração sincera (3.1-16), aparece a glória de Deus, que sempre responde quando seu povo clama por socorro. Habacuque entende que Deus tem o domínio do Universo e que no tempo oportuno cumprirá suas promessas e seus desígnios. Aprende que pode confiar em Deus sem questionar. Compreende que Deus pode parecer estar distante, mas Ele sempre está perto dos seus. Por isso esse hino de confiança em Deus, mesmo que tudo pareça estar contra o profeta.

Ainda que tudo pareça conspirar para o mal, ainda que eu não tenha forças espirituais e físicas, ainda que pareça que Deus não me ouve, ainda assim eu confiarei e terei esperança no Deus que me salvou!


Cintya França 
 https://www.facebook.com/Freedom-in-Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário