segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O imediatismo com a vida

Segundo pesquisas, a taxa de suicídio vem cada vez se tornando maior, isso me atormenta. Me atormenta porque de uma certa maneira essas pessoas estão achando que a vida não vale mais a pena. Mundialmente, nos últimos 40 anos o aumento da taxa de suicídio foi de cerca de 60%, um milhão de mortes por ano, uma pessoa  a cada 40 segundos, segundo a revista Planeta. E tem mais: segundo a revista Unespciencia há um aumento de DEZ vezes na mortalidade por suicídio entre jovens de 15 e 24 anos entre 1980 e 2000. Alguns dizem que a culpa é do imediatismo, os jovens não estão conseguindo lidar com a rapidez que sua vida pode se tornar um inferno. 

E quando entram na pauta de como evitar, eu observo. Observo porque ao refletir percebo que não há solução neste mundo que possa fazer uma pessoa repensar sobre isso. E considero isso problema meu também: a taxa de suicídio só tende a aumentar. As pessoas vivem, literalmente, buscando a felicidade. Agora, realmente, os jovens estão cada vez mais imediatistas, então se a felicidade não é encontrada de cara, para eles, jamais será encontrada. 

Há também uma busca irrefreada por aceitação e perfeição. Corpos perfeitos, vida amorosa perfeita, família perfeita, notas perfeitas e assim vai. Alguns pensam que com dinheiro todos seus problemas serão resolvidos. Outros chegam a pensar que se tivesse um relacionamento amoroso com alguém a vida se tornaria mais leve. Muitos acham que quando encontrarem amigos verdadeiros (daqueles que se contam nos dedos) eles nunca se decepcionarão. E assim continua indo. E nessa busca por um amanhã perfeito muitas pessoas se encontram frustradas e não conseguem aceitar a ideia que a vida delas é assim: "Mas ora, que injustiça! Se eu tivesse a vida de (cite uma pessoa que você considere "bem de vida" aqui) tudo seria melhor!" sendo que isso não é verdade.

Então eu parei e me questionei: Qual é a melhor coisa a se dizer para alguém que já não acha a vida valiosa? E enquanto via algumas coisas, vi algumas pessoas se referindo a pessoas que se mataram como egoístas. E é aí que eu vejo qual é o problema que está fazendo esse vírus se propagar pelo mundo inteiro: a falta de amor. E tudo começou a fazer sentido para mim, já dizia a velha (porém que se renova a cada dia) e boa Bíblia: O amor de muitos esfriará. Ahhhhh. Como seria bom se as pessoas se amassem assim como Jesus nos amou! Como o mundo pararia de ser um lugar tão amargo de se viver, não é mesmo?

Jesus te ama independente de tudo.
Se você, nesse momento, está pensando em suicídio, pense no que está te fazendo sentir assim. Se você já estava pensando nisso durante o texto todo: pare de pensar nisso. O mundo dá voltas, como muitos dizem e isso apenas simboliza a vida, meu caro. Noites frias virão, mas você precisa estar focado no amanhecer e se cuidar para passar por essa noite. O que eu quero dizer é que, quando uma pessoa pensa que a morte é a solução ela já chegou ao seu extremo, tanto que quer trocar de vida, mas a ideia de "solução permanente para um problema temporário" é realmente real. Suicídio nunca vai ser uma solução, pois ela não exclui problemas, ele te dá um: você perde a chance de superar essa sua dificuldade.

Nesses momentos da sua vida você pode parar e pensar: Deus não existe, e se existe, Ele não liga para mim. Assim como minha família, assim como meus amigos. E é nessas horas que eu queria copiar o novo testamento inteiro aqui. Deus está de olho em todas as pessoas da Terra. Ele deu o filho unigênito dele para que nós pudessemos viver, e você pode escolher viver, mas prefere morrer? Isso não está certo. Jesus mais que tudo te quer vivo, para você ser luz no mundo, porque Ele te ama e quer ter a eternidade perto de você.

O que mais me assusta é que as taxas de suicídio não contam quantas pessoas tentaram, conta quantas pessoas conseguiram. Se algum amigo seu está deprimido, chateado, e fala que a vida não vale a pena, não fale que ele está de frescura, seja humano (repito seja humano) e ajude ele, ele precisa de você e muitas vezes você vai ser o único que irá ajuda-lo. Pessoas que nos representam no poder: levem a sério o aumento dessa taxa, levem a sério a vida. Enquanto ainda a tivermos, vamos respeita-la e tentar entender cada individuo. 

Que possamos abrir nossos olhos e nossos corações para essas vidas, algumas antes de recorrer as mortes começam com automutilação, começam a usar drogas, ficam em depressões profundas e não conseguem fazer nada. Seja humano e ame, pode parecer frescura para você, mas te garanto que para Jesus qualquer coisa que faça uma pessoa repensar a vida não é frescura. É sério, e mais sério ainda é aqueles que percebem que isso está ocorrendo e não ajudam. Ajude com palavras, com oração, com atitudes. 

E para fechar com a Palavra de Deus: Só Ele (Deus) cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas. Salmos 147.3

Uma ótima semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário