segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Viver como luz... Como?



O  termo “brilho” virou um ‘meme’ da internet. Todo mundo zoando, por exemplo, “só eu brilho nessa casa” e variados. Hahaha, mas... O quê é realmente brilhar? E como, faremos isso? Até onde, esse brilho é algo que nós podemos controlar e até onde é um brilho que temos involuntariamente?
O quê o dicionário diz sobre brilhar é:
“v.i. Emitir luz; cintilar, luzir: o sol brilha.
Refletir a luz.
Fig.  Aparecer, manifestar-se como uma luz: ele viu brilhar uma pálida esperança.
Sobressair-se, destacar-se, revelando talento ou habilidade.”

Sobressair-se, se destacar. Para essas duas coisas acontecerem precisamos ser diferentes. Ser diferente, não é porque todo mundo faz algo que isso é bom. Normalmente é ruim... Há coisas que já não são mais praticadas hoje em dia, que toda vez que alguém realmente faz elas, todos ficam chocados, como se fosse algo estranho. Amar e perdoar. Se você faz algo bom para alguém a pessoa já te cutuca e fala: “Ué, porque você fez tal coisa para a pessoa sendo que ela te trata daquele jeito?”. Essa necessidade de pagar na mesma moeda, de vingança é algo que vem acompanhando a humanidade, ninguém quer se bom com alguém mau porque acha que vai parecer trouxa, pelo contrário... E perdoar tem ainda mais esse tipo de reação. Perdoar é algo mais difícil porque às vezes depende do nosso dia-a-dia também, perdoar todos os dias se torna cansativo, para você, que é humano. Imagina para Deus? Já dizia Max Lucado: A chave para perdoar os outros é deixar de se concentrar no que eles lhe fizeram e começar a concentrar-se no que Deus fez por você.


Perdoar e amar são atitudes das pessoas que querem se destacar, não se gabar por isso, mas para dar exemplo. Essa é uma forma de brilhar que você alcança. E tem o brilho que andar com Jesus te dá, é por você ser filho dele, obediente, e próximo que te permite ser diferenciado. Em Efésios 4:17 e adiante diz que para vivermos como filhos da luz necessitamos:
·        Não viver mais como gentio.
·        Abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo.
·        Se ficarem irados, não pequem.
·        Não deem lugar ao Diabo.
·        O que roubava, não roube mais, trabalhe.
·        Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês.
·        Não entristeçam o Espírito Santo de Deus.
·        Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade.
·        Sejam bondosos e compassivos uns com os outros e perdoem-se. Assim como Deus os perdoou em Cristo.

E é isso que a Bíblia nos ensina, eu também considero muito importante o pessoal ler a Bíblia, orar, falar com Deus mesmo, para que aos poucos nos tornemos luz na escuridão, que preguemos a Palavra dEle por atitudes também, já que hoje em dia o mundo está cada vez mais repleto de opções de escolha e algumas delas podem nos fazer mal, é realmente necessário andar com Deus e colocar a sua vida e seus planos neles.

Quando você está dormindo, atrasado talvez, e de repente alguém abre a janela e a cortina com tudo, e os raios solares veem direto na sua cara, irrita, incomoda, não é mesmo? E no fundo você sabe que é bom, porque você não vai se atrasar agora que você acordou, e você sabe que essa luz vai te ajudar a andar pelo quarto, coisa qual a escuridão dificulta. Acho que ser luz tem bem a ver com esse tipo de situação, incomoda um pouco quem está em volta, mas depois as pessoas começam a perceber que é algo bom.

Ser luz não é fácil, mas vale cada minuto que você é. Que todos tenham uma ótima e abençoada semana!

                                                                 Natasha M. Martins M.

                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário