domingo, 9 de novembro de 2014

Prefira e profira uma palavra boa

Notoriamente, a Bíblia fala muito sobre o poder de uma palavra. Sobre como podemos usar nossa língua para proferir vida ou, morte.  É estranho pensar que tanta responsabilidade cai sobre um órgão que deveria, ao nosso ver, servir apenas para comunicação e para alimentação. Mas sabemos bem que não é bem assim.

Proferimos muitas coisas inúteis durante nossa vida. Tirando de lado o fato que ninguém quer ser aquele que fala demais ou o que fala de menos, somos totalmente alheios a nossa comunicação. De qualquer forma, se formos medir, uma piada, um elogio, são palavras melhores do que por exemplo, um insulto, uma fofoca. Damos pouca importância a esta reta de medida, e acabamos cumprindo mais o lado mal do que o lado bom da nossa fala. 

Até piadas podem ser usadas com más intenções. O que eu quero dizer com "até piadas" é que piada deveria ser algo para fazer a outra pessoa rir, se sentir melhor, e essa não deveria vir carregada com qualquer manifestação de ódio ou imoralidade. Mas tem também as falas que já são propriamente más, como a fofoca. Ninguém fofoca porque quer ver o outro bem, quanto menos porque quer ajuda-lo de alguma maneira. A Bíblia deixa claro que Deus não se agrada com a fofoca. Outro exemplo é a murmuração. Apesar de podermos falar com Deus a qualquer hora do dia, tiramos esse tempo para reclamar. Reclamar do quê? De tudo. Quem reclama não seleciona motivos. Reclama de tudo que lhe acontece. Até nas coisas boas, vê o mal. 

Mas não se martirize, isso é mais que normal. Não é certo. Obviamente, não é. Porém isso é uma característica humana, difícil de lutar. Só não se acostume. A nossa língua não deveria ser usada com um mau propósito, afinal, nenhuma palavra volta vazia. Após Jesus proferir suas palavras de suma importância na cruz o céu se escureceu. Falava "Levante-se e ande!" e seja quem for que fosse, levantava-se e andava. Por isso devemos perceber que assim como Jesus podemos usar nossa boca para fazer o bem, mas sem o Espírito Santo de Deus e a misericórdia dEle, não podemos fazer nada, pensar nada, falar nada que seja bom. Sem a trindade somos apenas... maus. Indivíduos incapazes de fazer qualquer tipo de atitude boa. Não adianta querer guardar sua língua sem vigiar e orar, é inútil. Você continuará errando e errando, até quando você entender que só Deus pode te dar prudência e sabedoria para usa-la. 

Nossas palavras formam nosso caráter. É claro que as atitudes também formam. Afinal, não é porque alguém se diz bom que essa pessoa realmente é boa. São palavras de auto valorização. Mas quando você abre a boca para valorizar e dar glória a quem é digno, isso sim te colocará na sua posição. Posição de servo, de um ex-devedor, que a dívida foi paga na cruz.

Chega de abrir a boca em manifestação de ódio (porque sim, você sabe quando suas palavras são carregadas de malícia!), chega de abrir a boca para falar coisas que Jesus não falaria. Devemos entender que nossas palavras também tem o poder de curar, de salvar, de ser ferramenta de Deus. O tempo é escasso, passa rápido. Jesus disse: Arrependei-vos pois é chegado o Reino dos céus. Você entende a seriedade disso? Já não há mais tempo para ficar brincando com as palavras, para ficar brincando com coisas sérias. Há tempo para tudo. Nós estamos no tempo da graça ainda. Graças a Deus podemos receber a salvação sem mérito, apenas com o arrependimento. Aproveite essa oportunidade.

Um comentário:

  1. Titanium Bike | TITANICS | TITaniumArt | TITIAN ART
    In the new bicycle concept, the Titanium bike is inspired titanium nitride coating by where can i buy titanium trim the black oxide vs titanium drill bits TOTO design and is a stylish bike titanium bolt inspired by the timeless design of titanium max the

    ResponderExcluir