segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Oportunidades

O duro é entender que algumas coisas a gente só aprende na pele. Talvez a maior dificuldade de um cristão, ou uma pessoa que acredita em Deus, é entender os planos dEle e se perdoar. Na verdade, o que eu vim falar aqui hoje é sobre as oportunidades que Deus nos dá. 

Numa discussão qualquer eu me pego falando uma frase a qual eu mesmo temo sua veracidade,  algo do tipo: "Deus é justo. A oportunidade que cada um precisa lhe será concedida". Percebo que se pararmos para analisa-la, percebemos que recebemos oportunidades diárias envolvendo tudo. Recebemos oportunidades para amar, para perdoar, para nos arrepender, para fazer caridade, para cuidar do nosso templo, para orar, para olhar com atenção. Recebemos essas oportunidades. E perdemos elas. O tempo todo.


A Bíblia diz que o homem que pode fazer o bem e não o faz peca. Paulo diz que o bem que ele quer fazer não o faz, mas o mal, o faz. Dá para entender? Essa é a nossa natureza pecaminosa. Não é porque "somos tadinhos e não podemos nos controlar, poxa". É exatamente o contrário, nós podemos. Mas isso necessita de muita renúncia, coisa que nem sempre estamos dispostos para fazer. Quando eu digo renuncia, não é sempre renúncia do tempo que eu me refiro, claro que é bom você acordar de madrugada e renunciar sua noite de sono para orar, mas não é bem para esse caminho que eu sugiro que você siga, isso pode te dar uma falsa sensação de dever cumprido.

O que seria essa renúncia então? Por exemplo, para você perdoar alguém que te fez mal, você precisa renunciar o seu ego. Às vezes para você defender sua fé na sua sala você vai precisar renunciar seu lugarzinho confortável, muitas vezes sua própria timidez, para se expor pela sua fé. Será que tomamos todas as oportunidades que recebemos? Será que estamos dispostos? Isso é muito sério. Nosso primeiro mandamento é amar a Deus sobre todas as coisas, e depois amar ao outro como a si mesmo. Como vamos obedece-los se não estamos dispostos a renunciar?

Considere o amor como o ato de doar, você precisa ter algo para entregar para o outro, e isso nem sempre é fácil. Exemplo disso foi Deus, que selou seu amor entregando para nós Jesus no calvário, na verdade, entregando a salvação. Além de nos dar a salvação, também derramou sobre nós o Espírito Santo. Esse exemplo é perfeito. Temos muito motivos incentivadores. Poderíamos passar semanas falando dos motivos para agradecer a Deus, e não teríamos falado tudo. E a melhor forma de mostrar essa gratidão que não cabe em palavras é através da renúncia. Não, a salvação não é por nada que você faz, mas reflita o interesse que Jesus teve por você em outras almas.

E se você quer ser reflexo desse Jesus que eu tanto falei primeiro você tem crer nEle. E quer saber? É a melhor coisa que você pode fazer. O mundo já tirou tanto de você. Seus sorrisos substituiu por lágrimas. Tirou seus sonhos e colocou obrigações. Tirou sua vitalidade. E só quem pode colocar vida de novo em você é Deus. E vale a pena. Ele não só ama, Ele é o amor. Então entenda que você é querido por Deus e que Ele te quer, você apenas precisa abrir a portinha que tem no seu coração, que Jesus vai entrar e vai cuidar de ti, nos dias frios, nos dias ruins, e também nos dias bons. Ele vai segurar a sua mão e você vai poder caminhar sabendo que não está sozinho. E isso, ninguém vai poder tirar de você. Aproveite essa oportunidade, ela é a mais linda de todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário