segunda-feira, 29 de setembro de 2014

A Autosabotagem e as causas do tropeço

Quem nunca se viu numa situação pós tropeço? Que não atire a primeira pedra, pois já é um baita de um mentiroso! A verdade é que, nos dias de hoje as pessoas acham que tropeçamos só porque somos descendentes de Adão. Falta de prudência e sabedoria não conta, né 'mermão? Mas tudo bem. Quando analisamos tudo sob a luz da Palavra podemos entender melhor do que se trata.

Toda culpa que cai sobre aquele casal conhecido caí para nós também. Eu não sei se eu e você quando no Éden, teríamos feito o mesmo ato de desobediência. Não sei mesmo. Mas eu sei desse presente, desse hoje, e do que a Palavra diz sobre ele. Estamos falando de algo como medicina preventiva aqui. Jesus tirou todas nossas culpas? Sim. Para todo que aquele que nele crê não pereça. Mas sabe o que Ele disse também? Arrependei-vos, pois é chegado o Reino dos Céus. Falou, através da parábola das 10 moças com suas lamparinas que temos que ser prudentes, que devemos vigiar. Então porque ainda seguimos vivendo nossas vidas como se só precisássemos frequentar cultos e reuniões e sem nos preocuparmos realmente com tal?

O homem causa seu próprio tropeço. Com suas exceções, o homem não precisa nem de pedras ou um breu de pura escuridão, basta uma sombrinha ou desnivelação no solo que ele já tropeça, no seu próprio cadarço, no seu próprio pé, por aí vai...  E se esborracha. Isso é algo que me instiga. Fui logo procurar na Palavra quais são as causas para esses tropeços bobos. Sem mais delongas, vamos lá.

  • Andar na escuridão
Ei, ser filho de crente ou ter um status no Whatsapp dizendo que "Deus é fiel!" não quer dizer que você tenha andado na luz. O orgulho impede o homem de admitir seu erro, de admitir estar andando às cegas. Analise como tem andado sua vida, veja se aquela lamparina que um dia estava acessa não perde seu óleo e sua luz. 

"Eles andam na escuridão, às cegas, tropeçando como bêbados." Jó 12:25
"Mas, se anda de noite, tropeça porque nele não existe luz." João 11.10
"Mas a estrada dos maus é escura como a noite; eles caem e não podem ver no que foi que tropeçaram." Provérbios 4:19


  • Ser Orgulhoso        
Eis aí outro erro. É, o fato de Deus te amar e já ter chamado sua atenção muitas vezes não quer dizer que você é digno de todo esse amor. É exatamente o contrário. Esse contrário seria graça. Se você ainda vive achando que a graça é por garantida, sem necessidade de arrependimento, meu filho... Cuidado. Você pode estar ignorando TODOS os aviso de Deus para que você volte a caminhar no caminho dEle, só porque você se acha suficiente.

E isso cabe também para muitos que se acham santos, que até talvez sejam em algum período da vida deles, mas se eles assim se consideram, já não são. Pois aquele que coloca sua fé e sua crença em si mesmo esquece e larga do processo de santificação, se consideram autosuficientes quando na realidade são mais dependentes de Deus do que uma joaninha é dependente de suas asas para voar.

"Os seus passos firmes se estreitarão, e o seu próprio conselho o derrubará." Jó 18:7
"Então tropeçará o soberbo, e cairá, e ninguém haverá que o levante; e porei fogo nas suas cidades, o qual consumirá todos os seus arredores." Jeremias 50:32
"A soberba de Israel testificará no seu rosto; e Israel e Efraim cairão pela sua injustiça, e Judá cairá juntamente com eles." Oséias 5:5

  • Esquecer que Deus é a sua Rocha
Muitas vezes não tropeçamos pelos motivos acima, mas porque não colocamos aliviamos nosso fardo naquele que nos fortalece. Quando esquecemos que Ele é a nossa rocha, ficamos aflitos e muitas vezes sem saída. Quando nos deparamos com um problema e nos falta fé, aí já tropeçamos.

"Então andarás confiante pelo teu caminho, e o teu pé não tropeçará." Provérbios 3:23
"Deus é a minha fortaleza e a minha força, e ele perfeitamente desembaraça o meu caminho. Faz ele os meus pés como os das cervas, e me põe sobre as minhas alturas." 2 Samuel 22:33-34
"Faz os meus pés como os das cervas, e põe-me nas minhas alturas." Salmos 18:33



Por fim, digo que dentre todas essas coisas, se de FATO você possui certeza que não se encaixa em nenhuma dessas situações peça a Deus discernimento, prudência e sabedoria para saber como agir em situações que costumam ser de tropeço para você (e aquelas que vem de surpresa, também.) 

E de qualquer maneira, o importante não é você ser vistos por homens e admirado por sua índole, de nada vale isso para Deus se não é o que você vive; o importante é Ele ver em você um coração, que mesmo errante, tem anseio para se reconciliar com Ele dia após dia, querendo o ter mais próximo e demonstrar o seu amor a Ele, mesmo que limitado e humano. E que assim seja, com todos nós, amém.









Nenhum comentário:

Postar um comentário